História do Boi Garantido
O Boi Garantido surgiu em 1913, data que é reconhecida como ano oficial de sua fundação, mediante a falta de registros oficiais desse momento histórico. Como fundador, o bumbá tem Lindolfo Monteverde, que personifica a história da agremiação detentora de 32 títulos.
O nome do bumbá surgiu quando Lindolfo Monteverde, aos 11 aos, foi pedir da sua mãe para criar uma brincadeira de boi. Ao escutar que não podia, pois era uma brincadeira de adultos, o pequeno Lindolfo decidiu que um dia criaria o próprio boi, onde todas as crianças poderiam brincar e prometeu que o nome dado ao brinquedo seria ‘Garantido’.
Anos mais tarde, Lindolfo ficou muito doente e fez uma promessa à São João que, se ficasse curado, criaria um boi-bumbá para sair às ruas todo dia 24 de junho. Assim, a promessa foi cumprida e, todos os anos, no dia de São João, uma reza é realizada no antigo curral do boi. Após o término da missa, o Boi Garantido sai com a ‘batucada’ e a ‘vaqueirada’ pelas ruas da ‘Baixa do São José’, em agradecimento pela graça concedida há muitos anos. Segundo registros antigos, as cores vermelho e branco também tiveram origem nas cores do santo.
A ‘Baixa do São José’ é o reduto tradicional do Garantido, em Parintins. Localizado na parte oeste da cidade, é na “baixa” que se encontra o local onde nasceu o Garantido. O lugar de eventos, reuniões e concentração tradicional é conhecido como “curral antigo”. Neste lugar, até hoje, são realizadas as celebrações de Santo Antônio e de São João, tradições influenciadas pela religião católica, traço histórico do povo parintinense.
Garantido emerge de uma comunidade afro-indígena, formada por pessoas humildes, exaltando em suas toadas, danças, cenários e figurinos, temas como intolerância religiosa, igualdade de gênero, racismo e etnocentrismo, destacando a importância da diversidade cultural e da preservação das tradições amazônicas.
Itens oficiais do
Boi Garantido
Item 1 - Apresentador
Israel Paulain
Item 2 - Levantador de toadas
Sebastião Júnior e David Assayag
Item 5 - Porta-estandarte
Lívia Christina
Item 6 - Amo do Boi
João Paulo Faria
Item 7 - Sinhazinha da Fazenda
Valentina Coimbra
Item 8 - Rainha do Folclore
Edilene Tavares
Item 9 - Cunhã-Poranga
Isabelle Nogueira
Item 10 - Boi-Bumbá Evolução
Denildo Piçanã e Batista Silva
Item 12 - Pajé
Adriano Paketá