História do Boi Caprichoso

No ano de 1913, nasceu no ‘Reduto do Esconde’, pelas bandas do Urubuzal, o Boi Caprichoso. Nascido das mãos de Roque Cid e seus irmãos, Antônio Cid, Beatriz Cid e Pedro Cid, naturais de Crato, no Ceará, o boi conhecido como o ‘Touro Negro de Parintins’ carrega em sua história muita ancestralidade.

O ponto de partida é quando os irmãos resolvem seguir para rumos diferentes em busca de uma vida melhor e saem do Nordeste. O mais velho, Pedro Cid, resolve ficar em Belém, pois precisava de trabalho urgentemente. Os outros, Roque Cid, Antônio Cid e Beatriz Cid, seguem para Parintins.

Em 1913, os Cid ainda não haviam concretizado todos os seus sonhos de prosperar na nova terra e escutam sobre um boi de nome Caprichoso, que ficava na Praça 14 de janeiro, em Manaus. Os irmãos decidem, então, criar um boi também chamado Caprichoso, com a promessa de conseguir prosperidade naquela terra e proporcionar, todos os anos, festejos para a população.

Assim, nasce o boi conhecido como ‘Touro Negro da América’, no local conhecido como Esconde, onde hoje é a Travessa Sá Peixoto. A cor preta, surge como afronta às elites locais, representando a luta do povo negro e simples de Parintins. Nesses mais de cem anos de história, o Boi Caprichoso exaltou suas raízes, a preservação da Amazônia, as lutas dos povos indígenas e a cultura popular.

O reduto do Boi Caprichoso está localizado no lado Sul da ilha, onde também fica localizado o Curral Zeca Xibelão. É nesse espaço que todos os eventos, festas e outras tradições do bumbá são realizadas até os dias de hoje.

Itens oficiais do

Boi Caprichoso

Item 1 - Apresentador

Edmundo Oran

Item 2 - Levantador de toadas

Patrick Araújo

Item 5 - Porta-estandarte

Marcela Marialva

Item 6 - Amo do Boi

Prince do Caprichoso

Item 7 - Sinhazinha da Fazenda

Valentina Cid

Item 8 - Rainha do Folclore

Cleise Simas

Item 9 - Cunhã-Poranga

Marciele Albuquerque

Item 10 - Boi-Bumbá Evolução

Alexandre Azevedo

Item 12 - Pajé

Erick Beltrão

Pular para o conteúdo