A Festa
Em 2024 o Festival de Parintins está em sua 57ª edição. As apresentações acontecem no Bumbódromo de Parintins, uma arena a céu aberto, dividida pelas cores Azul e Vermelha, com capacidade de receber um público aproximado de 14 mil pessoas.
Todos os anos Caprichoso e Garantido escolhem temas e as apresentações contam, ao longo das três noites, a história desenvolvida a partir desses temas. Trata-se de uma verdadeira ópera guiada pelo ritmo da toada, nome do estilo musical que rege o Boi-Bumbá. Durante as três noites, cada apresentação tem a duração máxima de 2h30, tempo que precisa ser cumprido, caso contrário o boi perde pontos na disputa final.
Toda a apresentação dos bumbás é avaliada por jurados previamente escolhidos pelos grupos folclóricos. Nessa avaliação são julgadas as performances dos itens de cada boi, seguindo regras estabelecidas em regulamento.
As torcidas, ou melhor, as galeras como é conhecido o público que ocupa as duas arquibancadas principais do bumbódromo, tem participação fundamental em toda apresentação. Além de contarem pontos para os bumbás, as galeras não podem se manifestar durante a apresentação do boi contrário.
Em cada noite, na arquibancada da galera, são cerca de 3 mil pessoas em cada um dos lados. Para conseguir um espaço nessa arquibancada, que tem entrada gratuita, os torcedores ficam horas aguardando em filas que se formam dias antes do lado de fora do bumbódromo.